Se Martinho Lutero foi o "bater de martelo" que iniciou a Reforma Protestante, João Calvino foi o arquiteto que construiu a estrutura sobre a qual ela se firmaria. Enquanto Lutero era impetuoso e apaixonado, Calvino era metódico, intelectual e profundo. Nascido na França em 1509 (uma geração depois de Lutero), ele se tornaria o principal sistematizador da teologia protestante, deixando um legado que moldaria não apenas a igreja, mas a cultura ocidental.
Muitas vezes mal compreendido apenas como "o homem da predestinação", João Calvino foi, na verdade, um pastor dedicado que buscava, acima de tudo, ver a glória de Deus em todas as esferas da vida. Vamos entender quem foi esse homem e o que realmente significa o calvinismo.
De Advogado a Reformador
Diferente de Lutero, que era monge, Calvino foi treinado para ser advogado. Sua mente era afiada, lógica e organizada. No entanto, por volta de 1533, ele experimentou o que chamou de uma "conversão súbita". Deus, segundo ele, "subjugou meu coração à docilidade".
Devido à perseguição contra os protestantes na França, Calvino foi forçado a fugir. Ele planejava viver uma vida quieta de estudos em Estrasburgo, mas, ao passar pela cidade de Genebra (Suíça), foi confrontado pelo reformador Guilherme Farel. Farel, percebendo o potencial do jovem Calvino, praticamente o amaldiçoou se ele não ficasse para ajudar na reforma da cidade. Aterrorizado e convencido, Calvino ficou.
As Institutas: A Grande Obra

Aos 26 anos, Calvino publicou a primeira edição de sua obra-prima: As Institutas da Religião Cristã. Inicialmente um pequeno manual, a obra cresceu ao longo de sua vida até se tornar a mais importante teologia sistemática da Reforma.
Nas Institutas, Calvino não apenas atacava os erros da época, mas explicava de forma brilhante e bíblica o que os cristãos deveriam crer sobre Deus, a Bíblia, a salvação, a igreja e a vida cristã. Foi esse livro que deu ao protestantismo uma "espinha dorsal" teológica.
O Que é o Calvinismo?
O termo calvinismo é frequentemente associado apenas à doutrina da eleição, mas a teologia de Calvino é muito mais ampla. O coração do calvinismo é a Soberania de Deus. Para Calvino, não há um centímetro quadrado em todo o universo sobre o qual Cristo não clame: "É meu!".
Posteriormente, os ensinos soteriológicos (sobre a salvação) do calvinismo foram resumidos no acróstico TULIP (em inglês), conhecidos como os "Cinco Pontos do Calvinismo":
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Depravação Total: O pecado afetou todas as partes do ser humano (mente, vontade, emoções), tornando-o incapaz de buscar a Deus por conta própria.
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Eleição Incondicional: Deus, em Sua soberania e misericórdia, escolhe salvar pecadores não baseados em méritos previstos neles, mas apenas no Seu beneplácito.
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Expiação Limitada (ou Eficaz): A morte de Cristo foi suficiente para todos, mas eficaz apenas para os eleitos, garantindo a salvação destes.
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Graça Irresistível: Quando Deus chama alguém para a salvação, Sua graça é tão poderosa que vence a resistência humana, transformando o coração de pedra em carne.
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Perseverança dos Santos: Aqueles que são verdadeiramente salvos por Deus serão preservados por Ele até o fim; ninguém pode arrebatar as ovelhas da mão do Pai.
Genebra: Uma Cidade no Monte

Sob a liderança de Calvino, Genebra tornou-se um refúgio para protestantes perseguidos de toda a Europa. John Knox, o reformador escocês, chamou a Genebra de Calvino de "a mais perfeita escola de Cristo que já existiu na terra desde os dias dos apóstolos".
Mas a influência de Calvino foi além da igreja. Ele valorizava a educação (fundando a Academia de Genebra), promovia a ética no trabalho e defendia que o governo civil também deveria estar sujeito à Lei de Deus. O conceito de "vocação" — de que o trabalho de um sapateiro é tão sagrado quanto o de um pastor — foi fortemente impulsionado por ele.
Soli Deo Gloria
João Calvino morreu em 1564. Em seu leito de morte, deu instruções rigorosas para ser enterrado em uma sepultura sem identificação. Ele temia que seu túmulo se tornasse um local de veneração. Até o fim, seu desejo era que toda a glória fosse dada unicamente a Deus (Soli Deo Gloria).
Hoje, o legado de João Calvino e do calvinismo continua vivo, lembrando-nos da majestade de Deus, da profundidade do nosso pecado e da maravilha irresistível da Sua graça.
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